Continua após publicidade

Estes foram os 10 livros mais vendidos na Flip

Socorro Acioli emplacou o primeiro e terceiro lugar no ranking com "Oração para Desaparecer" e "A Cabeça do Santo", ambos publicados pela Cia das Letras

Por Laís Franklin
Atualizado em 21 dez 2023, 19h28 - Publicado em 28 nov 2023, 13h01
10 livros mais vendidos da Flip em 2023 (Colagens com capas de livro Laís Brevilheri/Redação Bravo!)
Continua após publicidade

“Oração para Desaparecer” (Companhia das Letras), obra recém-lançada pela jornalista Socorro Acioli, foi o livro mais comprado na Flip 2023 pelos leitores que compareceram à Festa Literária entre 22 a 26 de novembro. O ranking foi divulgado pela Livraria da Travessa, principal livraria do evento, no último domingo (26). 

A trama de “Oração para Desaparecer” conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro. A narrativa foi escrita durante uma oficina orientada pelo colombiano Gabriel García Márquez, em 2006, em Cuba. Ela foi a única brasileira aceita para participar do projeto naquele ano.

 

A escritora cearense também está na terceira posição da lista dos 10 livros mais comprados com “A Cabeça do Santo”, publicado em 2014 pela editora Companhia das Letras; e que será adaptado para o cinema pela produtora Joana Mariani.

Continua após a publicidade

Além de jornalista e escritora, Socorro é professora, doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora da especialização em escrita e criação da Universidade de Fortaleza (Unifor). É autora de mais de vinte livros publicados, entre eles “Ela tem olhos de céu”, que recebeu o prêmio Jabuti de literatura infantil; a coletânea de poemas “Takimadalar, as ilhas invisíveis”. 

Autora homeageada deste ano, Pagu aparece com duas publicações: “Autobiografia Precoce” e “Pagu Vida-Obra”, de Augusto de Campos (artista em destaque na Flip de 2023). O escritor baiano Itamar Vieira Junior marcou presença na lista com “Salvar o Fogo” e “Torto Arado”. A poeta e slammer Luiza Romão, uma das entrevistadas pela Bravo! em uma série de matérias especiais para a Festa Literária, foi destaque absoluto nos palcos do evento e também figura o ranking com o elogiado “Também Guardamos Pedras Aqui”, vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano em 2022.

Descubra abaixo quais foram os 10 livros mais vendidos da Flip em 2023 e aproveite para incluir alguns na sua biblioteca pessoal:

“Oração para Desaparecer”, de Socorro Acioli (editora Companhia das Letras)
“Autobiografia Precoce”, de Pagu (editora Companhia das Letras)
“A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli (editora Companhia das Letras)
“Salvar o Fogo”, de Itamar Vieira Junior (editora Todavia)
“Me Chama de Cassandra”, de Marcial Gala (editora Biblioteca Azul)
“Se a Cidade Fosse Nossa”, de Joice Berth (editora Paz&Terra)
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (editora Todavia)
“Também Guardamos Pedras Aqui”, de Luiza Romão (editora Nós)
“Descolonizando Afetos”, de Geni Núñez (editora Paidós)
“Pagu Vida-Obra”, de Augusto de Campos (editora Companhia das Letras)

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade