Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Flip 2024 acontecerá em data inédita em Paraty

22ª edição do evento literário está marcada entre os dias 9 e 13 de outubro de 2024

Por Da redação
Atualizado em 17 Maio 2024, 11h30 - Publicado em 17 Maio 2024, 09h00
flip-2023-paraty-conceicao-evaristo
Flip 2023: multidão espera na fila para ver a escritora Conceição Evaristo (Sara de Santis / Festa Literária de Paraty/divulgação)
Continua após publicidade

Os entusiastas literários têm motivo para ficarem animados. A 22ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty já tem data marcada: 9 a 13 de outubro de 2024. A intenção nos últimos anos foi antecipar o evento em alguns meses até retornar ao modo tradicional, quando ocorria em julho. A escolha da data também coincide com a popular “Semana do Saco Cheio”, em que muitos estudantes secundários ganham dispensa das aulas.

A curadoria desta edição será realizada por Ana Lima Cecilio. Formada em Filosofia pela USP, Ana tem uma longa trajetória no mercado editorial. Já atuou na editora Carambaia e no selo Biblioteca Azul, da Globo Livros. Nos últimos anos, ela tem sido curadora da livraria online Dois Pontos.

Cecilio já antecipa alguns dos assuntos que irão inspirar as conversas desta Flip: “A grande crise da informação, alimentada pela indústria das fake news e por jogos de poder até então inimagináveis; a urgência climática; e as conflagrações geopolíticas são alguns dos temas que terão espaço, mas não só.”

A mudança no calendário não tem agradado tanto os visitantes, especialmente por se tratar de um período de início de chuvas, quando professores da rede pública continuam trabalhando. Na última edição, que ocorreu em novembro, a cidade ficou sem energia por diversas horas no segundo dia de evento. As fortes chuvas também atrapalharam o deslocamento entre as atrações. No perfil da Flip no Instagram, muitos educadores pedem o retorno do evento para o mês de julho.

Apesar das divergências, a Flip continua sendo um dos episódios culturais mais importantes do país. A festa anual, que ocupa a charmosa cidade de Paraty, já foi declarada Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento, a cidade se transforma com rodas de conversa, lançamentos de livros, apresentações musicais, performances artísticas, exibições de filmes e peças de teatro, entre outras atrações.

Publicidade