5 livros para quem gosta da série Ruptura, da Apple TV
Na trama, Mark, funcionário da Lumon Industries, se submete a um procedimento que apaga suas memórias pessoais ao entrar no trabalho

Uma das séries do momento, “Ruptura”, de Dan Erickson, atraiu o público com a estreia de sua segunda temporada na Apple TV. A obra explora temas como manipulação da memória, controle corporativo e a busca por autonomia em um mundo dominado pela tecnologia. Esses debates ressoam com dilemas sociais e existenciais que enfrentamos atualmente, em meio a rápidas transformações. O avanço da tecnologia, somado à precarização do trabalho, tem gerado questões sobre controle, incertezas sobre o futuro, liberdade, refletidas nas tramas da série.
A história acompanha Mark, funcionário da Lumon Industries, que se submete a um procedimento que separa radicalmente sua vida pessoal da profissional, apagando suas memórias de casa quando entra no trabalho e suas lembranças de trabalho quando sai.
Conforme Mark começa a questionar os efeitos desse processo e os segredos da empresa, ele se vê imerso em um enredo sobre identidade, poder e liberdade.
Confira abaixo cinco livros que exploram questões semelhantes no contexto da sociedade contemporânea:

A outra garota negra (Intrínseca, 2021), Zakiya Dalila Harris
Nella Rogers, a única funcionária negra da editora Wagner Books, está exausta das microagressões e do isolamento no trabalho. Quando uma nova colega, Hazel, também negra, começa a trabalhar ao seu lado, Nella espera encontrar uma aliada, mas logo vê Hazel ganhar destaque, enquanto ela se sente cada vez mais excluída. A situação piora quando Nella começa a receber bilhetes misteriosos ameaçando sua permanência na empresa. À medida que a tensão cresce, ela entra em uma espiral de obsessão e paranoia, sentindo-se presa em um pesadelo. O que parece ser um problema profissional pode ser, na verdade, algo muito mais profundo e perigoso.

Garota-propaganda (Planeta Minotauro, 2023), Veronica Roth
Por décadas, a megalópole Seattle-Portland foi controlada pelo regime autoritário da Delegação, que vigiava seus cidadãos por meio do Insight, um implante ocular que monitorava cada palavra e ação, punindo os infratores e recompensando os obedientes. Após uma revolução, a Delegação foi derrubada, e a vigilância chegou ao fim. Os líderes do regime foram enviados para a Abertura, uma prisão isolada, onde Sonya, ex-garota-propaganda da Delegação, cumpre uma sentença de prisão perpétua. Tudo muda quando um inimigo antigo oferece a Sonya uma proposta irrecusável: encontrar uma garota desaparecida, raptada pela Delegação, e em troca, conquistar sua liberdade. Ao seguir essa missão, Sonya mergulha em um mundo pós-Delegação, cheio de segredos sobre sua própria história e sua família.

Matéria escura (Intrínseca, 2023), Blake Crouch
A vida de Jason Dessen vira de cabeça para baixo em uma noite fria de outubro, quando, após celebrar com um amigo, é sequestrado por um homem mascarado e levado a uma usina abandonada. Ao acordar, encontra um estranho que o recebe com um sorriso e a frase: “Bem-vindo de volta, amigo.” Jason se vê em um mundo paralelo, onde sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e ele é um gênio da física quântica, com um feito extraordinário em sua carreira. Confuso, ele se pergunta se esse novo mundo é real e o anterior apenas um sonho. Determinado a voltar para sua verdadeira vida, Jason luta para descobrir como retornar à sua família e à realidade que ele sempre conheceu.

Não me abandone jamais (Companhia das Letras, 2016), Kazuo Ishiguro
Kathy, com 31 anos, está prestes a deixar sua carreira como “cuidadora”. Enquanto isso, ela relembra sua infância em Hailsham, um internato que parece perfeito à primeira vista, com bosques, lagos e gramados bem cuidados. No entanto, o lugar esconde uma terrível verdade: todos os alunos são clones, destinados a doar seus órgãos até “concluir”. Através da voz de Kathy, a história nos leva a um território sombrio de solidão e desilusão, onde o destino de seus personagens revela questões universais sobre a existência humana.

Projeto Lakewood (Primavera Editorial, 2020), Megan Giddings
Após a morte de sua avó e a revelação da enorme dívida de sua família, Lena Johnson abandona a faculdade para sustentar seus entes queridos. Ela consegue um emprego em Lakewood, uma cidade isolada em Michigan, onde as condições parecem perfeitas: salário alto, sem despesas médicas e moradia garantida. A única exigência é que ela participe de um programa secreto e minta sobre a pesquisa que está sendo realizada. À medida que Lena descobre mais sobre o programa, fica claro que suas descobertas podem mudar o mundo, mas também trazer consequências devastadoras para os envolvidos. Conforme os segredos se revelam, Lena percebe o poder que sua família exerce sobre ela e até onde ela irá para protegê-la.