Novo podcast explora vida e obra de Clarice Lispector
Clarice Lispector: Visões do Esplendor, da Rádio Batuta, explora a obra da escritora por meio de diálogos com especialistas e leituras de trechos de suas obras

Um encontro entre duas potências: Clarice Lispector e Maria Bethânia. É essa a proposta do novo podcast da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, Clarice Lispector: visões do esplendor, lançado em dezembro de 2024.
Em cinco episódios, Bruno Cosentino, membro da coordenadoria de Literatura do IMS, e Eucanaã Ferraz, consultor de Literatura do instituto, exploram a vida e a obra da escritora, que completaria 105 anos em 2025. O programa conta com leituras de Maria Bethânia, incluindo o conto “Amor”, o texto “Mineirinho” e trechos do livro Perto do coração selvagem.
Além das leituras, o podcast reúne conversas com especialistas na obra de Clarice. No episódio inaugural, Nádia Battella Gotlib e Regina Pontieri revisitam a infância de Clarice, sua chegada ao Brasil como bebê e seus primeiros passos na literatura, incluindo os estudos em Direito e suas obras iniciais. O segundo episódio trata de seu retorno ao país após 15 anos no exterior, marcando a publicação de A maçã no escuro e Laços de família, analisadas por Yudith Rosenbaum e Zé Miguel Wisnik.

No terceiro episódio, Evando Nascimento e Flávia Trocoli examinam a produção de crônicas para o Jornal do Brasil e a revista Manchete, além de livros como Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres e Felicidade clandestina. O quarto episódio enfoca Água viva e coletâneas como A via crucis do corpo. Por fim, o episódio final reflete sobre os últimos anos de Clarice, destacando A hora da estrela, Um sopro de vida e sua literatura infantil, com comentários de Teresa Montero, biógrafa de Clarice, e Sônia Roncador.
Guardião do rico acervo de Clarice, o IMS preserva manuscritos, correspondências e outros documentos, além de ter promovido exposições e publicações em sua homenagem. O instituto também oferece outros podcasts, como Sertões: histórias de Canudos e Lima Barreto: o negro é a cor mais cortante, disponíveis na Rádio Batuta.
O programa já está disponível no Spotify, no site da Rádio Batuta, entre outros tocadores de podcasts.