Continua após publicidade

Festival Serrote reúne escritores e artistas em debates literários

Com entrada gratuita, a programação inclui bate-papos e a apresentação serrote ao vivo, com leituras, performance e música ao vivo.

Por Redação Bravo!
Atualizado em 3 Maio 2024, 13h31 - Publicado em 3 Maio 2024, 10h00
festival-serrote
Serrote ao vivo (Renato Parada/divulgação)
Continua após publicidade

A 7ª edição do evento literário tem uma programação intensa com encontro de escritores, artistas e jornalistas. As atividades são gratuitas e incluem mesas de debate, leituras, performances e música ao vivo.

O evento começa já nesta sexta (3/5), às 20h, com uma edição especial da revista Serrote concebida para o palco. Apresentam-se o escritor chileno Alejandro Zambra, um dos principais nomes da literatura latino-americana contemporânea; a autora Triscila Oliveira, conhecida pelos livros de quadrinhos Confinada (2021) e Os santos (2023); Padmateo, uma das vencedoras da última edição do Concurso de Ensaísmo serrote, a jornalista Yasmin Santos e os artistas Thiago Rocha PittaVivian Caccuri e Thiago Lanis.

O acompanhamento musical será da banda Hurtmold, uma das principais bandas do cenário alternativo e instrumental no país, com influências do rock. O grupo é formado por Fernando Cappi (guitarra e rabeca), Guilherme Granado (teclado/sinth e vibrafone), Marcos Gerez (baixo e sampler), Mário Cappi (guitarra e flauta), Richard Ribeiro (bateria) e Rogério Martins (percussão e clarone).

No dia 4/5 (sábado), o Festival Serrote recebe três debates. Às 15h, Thaís Regina e Fernanda Silva e Sousa, ambas contempladas na última edição do concurso de ensaísmo serrote, conversam com a jornalista Bianca Santana sobre o desafio de narrar o passado e o presente das populações negras no Brasil sem se limitar à ótica da violência e da dor.

Em seguida, às 17h, Mário Augusto Medeiros da Silva e Triscila Oliveira discutem a representação de personagens e cenários periféricos na literatura brasileira. O bate-papo será mediado pela escritora, ensaísta e livreira Juliana Borges

Para coroar as discussões, às 19h acontece um novo encontro com o autor chileno Alejandro Zambra. Dessa vez, ele fará um passeio pelo processo criativo de livros importantes de sua carreira como Poeta chileno Formas de voltar para casa. A conversa será mediada pela editora Ana Lima Cecilio, curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Não perca!

Confira abaixo a programação completa do Festival Serrote:

festival serrote
(IMS/reprodução)

3 de maio (sexta-feira)

20h – serrote ao vivo
Alejandro Zambra + Hurtmold + Padmateo + Thiago Rocha Pitta + Triscila Oliveira +
Vivian Caccuri & Thiago Lanis + Yasmin Santos

4 de maio (sábado)

15h – Mesa 1: Reescrevendo histórias negras
Fernanda Silva e Sousa e Thaís Regina. Mediação: Bianca Santana

Continua após a publicidade

17h – Mesa 2: As periferias e os livros
Mário Augusto Medeiros da Silva e Triscila Oliveira. Mediação: Juliana Borges

19h – Mesa 3: Encontro com Alejandro Zambra
Alejandro Zambra. Mediação: Ana Lima Cecilio
Evento com tradução simultânea

Festival Serrote

3 e 4 de maio (sexta e sábado)
Cineteatro do IMS Paulista (Avenida Paulista, 2424 – São Paulo)
Entrada gratuita
3 de maio, sexta | Distribuição de senhas 1 hora antes do evento, com limite de 1 senha por pessoa
4 de maio, sábado | Distribuição de senhas para qualquer uma das mesas a partir das 12h com limite de 1 senha por mesa para cada pessoa
Evento com interpretação em Libras

serrote-revista-ensaios
edição 46 da revista serrote (Instituto Moreira Sales/divulgação)
Publicidade