Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

5 músicas de Adoniran Barbosa para conhecer São Paulo

Discografia do músico é um registro histórico das mudanças arquitetônicas e sociais da capital paulista

Por Beatriz Lourenço
Atualizado em 21 mar 2024, 15h12 - Publicado em 19 mar 2024, 10h00
saudosa-maloca
Cena do filme "Saudosa Maloca"  (Saudo Maloca (2024)/reprodução)
Continua após publicidade

A canção “Saudosa Maloca”, uma das mais célebres de Adoniran Barbosa, foi lançada em 1951 com outro nome: “Saudade da Maloca” e só ganhou notoriedade 4 anos depois na versão dos Demônios da Garoa. De acordo com acervos da Discografia Brasileira do IMS, a edição de 28/07/1955 do jornal “Diário da Noite” relatou que em 45 dias foram vendidas 30 mil cópias do LP somente em São Paulo. Em 1958, de acordo com a “Radiolândia” de 22 de novembro daquele ano, o número chegava a 230 mil no país inteiro.

A música mostra um retrato fiel da especulação imobiliária que atinge a capital paulista há décadas. Foi analisando a complexidade da composição, inclusive, que o diretor Pedro Serrano criou o roteiro do filme Saudosa Maloca, que chega aos cinemas em 21 de março com Paulo Miklos no papel de Adoniran. Escute e descubra abaixo curiosidades sobre essa e outras quatro canções do músico que se relacionam com as mudanças da cidade. 

Saudosa maloca
Uma das letras mais conhecidas do músico, a canção enfatiza a especulação imobiliária na cidade de São Paulo em uma época de rápida industrialização.

Vila Esperança
Era na Vila Esperança, bairro da Zona Leste, que a população aproveitava o Carnaval durante o século 20. Na época, a escola de samba Nenê de Vila Matilde era apenas um bloco, mas ainda assim agitava a folia local.

Continua após a publicidade

Trem das onze
Na canção, ele diz que precisa ir ao Jaçanã, um bairro da Zona Norte da cidade. Apesar de nunca ter morado lá, a música menciona o trajeto no transporte público paulistano.

Continua após a publicidade

Praça da Sé
Escrita em 1978, a letra afirma que o marco zero de São Paulo é a “madame da estação Sé”, hoje conhecida por todos que passam pelo centro da cidade. A canção foi lançada na reinauguração do local após uma reforma de seis anos.

Um Samba No Bexiga
O ambiente boêmio e a influência da culinária italiana, elementos tradicionais do bairro Bixiga são lembrados nesta canção – que conta a história de um encontro de amigos que acaba se tornando uma briga de bar.

Continua após a publicidade

Publicidade