Podcast Emoção Criativa recebe o fotógrafo Walter Firmo, o mestre da cor
A conversa aborda sua relação poética e meditativa com a fotografia, e suas experiências que moldaram sua visão artística e pessoal ao longo dos anos
O convidado da semana do podcast Emoção Criativa é Walter Firmo, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, também conhecido como “mestre da cor”. Walter, agora com 87 anos, trabalhou em diversos jornais e revistas, é autor de retratos icônicos da música brasileira como os de Pixinguinha, Dona Ivone Lara e Cartola, e também de séries que capturam a essência da vida cotidiana e das celebrações culturais no país. Sua obra tem valor histórico inestimável, documentando aspectos significativos da identidade brasileira, e suas quase 145 mil fotos desde 2018 fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles.
Durante a conversa com Pedro Garcia, o fotógrafo discorreu sobre sua capacidade de captar momentos únicos, sua relação poética e meditativa com a fotografia, e suas experiências que moldaram sua visão artística e pessoal ao longo dos anos e também sobre a sorte do acaso.
“A sorte existe, no sentido lato da palavra. Porque são tantos caminhos, que a gente tem que sair de casa para encontrá-la. E nos desvãos desses caminhos que se multiplicam nesses encontros e desencontros, ali está ela, a sorte. Mas como encontrá-la? É não ficar em casa. Tem que sair e botar a cara à tapa. E nos procedimentos dessa atitude você vai encontrar sorte de alguma maneira.”
Escute ao episódio na íntegra abaixo: