Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Denise Stoklos revive literatura de Clarice Lispector nos palcos

Espetáculo "Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos" está em cartaz no Itaú Cultural de São Paulo

Por Laís Franklin
Atualizado em 23 fev 2024, 18h32 - Publicado em 23 fev 2024, 09h00
Denise-Stoklos
 (Leekyung Kim/divulgação)
Continua após publicidade

Este é o último fim de semana para conferir o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, no Itaú Cultural de São Paulo. A peça é uma espécie de recital marcado pelas tensões da tragédia e da comédia, assim como o encontro da intensidade cênica da atriz com a palavra da escritora Clarice Lispector, cuja linguagem é essencialmente dramática. No palco, os passos deste percurso são pontuados por canções imortalizadas na voz de Elis Regina.

“Clarice pontua [o espetáculo], o tempo inteiro, do começo ao fim. Ela é lida como num recital de literatura. Não há personagem, há uma escritora lendo os seus textos que estão presentes, concretamente com o papel na mão. Vou fazendo, vou lendo, vou revelando o que é que aquela escritora teria nos deixado para refletir e nos aprofundarmos nesta experiência de ser humano, ser sujeito de si mesmo”, contou a atriz e diretora paranaense à Bravo!.

Com direção de Elias Andreato e dramaturgismo de Welington Andrade, trata-se do encontro da obra de uma das maiores escritoras brasileiras com o teatro essencial criado por Stoklos, o qual é construído sobre as relações reflexivas, que se dão dentro de uma dimensão temporal específica. “Me predispus a fazer as coreografias que contassem um pouco da sensação que temos ao ouvir Elis. Não é uma tradução dela e sim um prisma daquilo que sentimos quando ouvimos as canções absolutamente perfeitas da nossa inesquecível e imortal Elis Regina”, explicou Denise.

Denise-Stoklos
(Leekyung Kim/divulgação)

“Esse espetáculo nasceu de uma combinação com outros intelectuais, artistas e pensadores como o produtor cultural e autor desta ideia de montagem Ederson Miranda. Todos nós estamos empenhados que o público conheça essa obra que abrange diversos textos da Clarice Lispector entremeados com canções por Elis Regina”, finalizou. As apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser reservados pelo site do Itaú Cultural. Não perca! 

Continua após a publicidade

Ficha Técnica da peça “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”:

Concepção e Interpretação: Denise Stoklos
Direção: Elias Andreato
Dramaturgismo: Welington Andrade
Textos: Clarice Lispector
Canções: Elis Regina
Iluminação: Aline Santini
Espaço Cênico e Figurino: Thais Stoklos Kignel
Fotos: Leekyung Kim
Assistente de Direção/operação de som: Cristina Longo
Segundo Assistente: Wallace Dutra
Cabelo: Eron Araújo
Operação de Luz: Maurício Shirakawa
Diretor de Produção: Ederson Miranda
Assistente de Produção: Sofia Gonzalez
Produção Geral: Mira Produções Culturais

III Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos I Sala Itaú Cultural (Piso Térreo) – Avenida Paulista, 149, São Paulo I Até 25 de fevereiro. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h / Retire seu ingresso gratuitamente clicando aqui

Publicidade