Célia Helena lança curso gratuito sobre Teatro Negro
A escola também irá oferecer um módulo especial sobre gênero e raça no audiovisual, com ênfase na formação de roteiristas negras

A Escola Superior de Arte Célia Helena (ESCH), uma das mais tradicionais instituições de teatro de São Paulo, lançará neste mês dois programas especiais de extensão, em parceria com o Mestrado Profissional em Artes da Cena, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e a PELE Negra – Escola de Teatro(s) Preto(s). O programa incluirá dois módulos sobre Raça, Gênero e Mercado Audiovisual.

O primeiro módulo, “Teatro Negro, Teatro do Oprimido e Psicodrama: Práticas de Intervenção para uma Educação Descolonizadora e Antirracista”, visa explorar o teatro como ferramenta de transformação social, propondo uma abordagem crítica e antirracista.
Organizado por Daniel Russell, psicólogo e mestrando em Artes da Cena da ESCH, o curso será ministrado on-line de 17 de março a 26 de maio, com encontros às segundas-feiras, das 17h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Célia Helena.
O segundo módulo, “Formação de Cineastas no Brasil: Perspectivas de Gênero, Raça e Mercado Audiovisual”, terá ênfase na formação de roteiristas negras e no cinema negro. Organizado por Maíra Oliveira, roteirista e pós-graduanda no Mestrado Profissional em Artes da Cena da ESCH, o módulo será realizado via Zoom, com nove encontros semanais, começando em 18 de março.