Maria Fernanda Cândido interpreta Clarice Lispector no teatro
Espetáculo estreia no recém-inaugurado Teatro-D-Jaraguá no Centro Histórico de São Paulo

Maria Fernanda Cândido fará um breve passagem pelo Brasil para se de dedicar ao teatro. Em Clarice Lispector – Balada Acima do Abismo, a atriz interpreta Clarice Lispector, uma das autoras mais influentes da literatura brasileira. A estreia, marcada para o dia 25 de janeiro de 2025, celebra os 471 anos da cidade de São Paulo e a reinauguração do Teatro-D-Jaraguá.
Com direção de Gonzaga Pedrosa, a peça une literatura e música, trazendo ao palco a premiada pianista Sonia Rubinsky, que executa composições em diálogo com os textos de Lispector. Inspirada no poema Visão de Clarice Lispector, de Carlos Drummond de Andrade, a montagem explora temas como espiritualidade, feminilidade e infância.

Maria Fernanda Cândido tem uma relação duradoura com a obra de Clarice Lispector, iniciada na adolescência com a leitura de A Hora da Estrela. Ao longo de sua carreira, essa afinidade se consolidou. Em 2022, a atriz protagonizou a adaptação cinematográfica de A Paixão Segundo G.H., dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
Em 2020, a atriz participou de eventos em Paris comemorando o centenário de Clarice, cidade onde reside há sete anos. O espetáculo nasceu nesse contexto, com sua primeira versão apresentada na Embaixada do Brasil na capital francesa e, posteriormente, no espaço L’Accord Parfait, em Montmartre.
Reinauguração do Teatro-D-Jaraguá
Após dois anos fechado e um período voltado exclusivamente para eventos corporativos, o espaço retorna com uma proposta que combina arte e história. Desde que foi adquirido pela rede Nacional Inn, em julho de 2024, o edifício modernista, construído para o 4º Centenário de São Paulo, passou por um processo de revitalização, de modo a preservar a arquitetura histórica dos anos 1950.
Com capacidade para 1.500 pessoas, pessoas, o teatro recebeu uma reforma completa, conduzida pelo ator, diretor e produtor Darson Ribeiro. As mudanças incluem um palco ampliado, com maior altura, profundidade e largura, iluminação de LED e melhorias na acessibilidade, como lugares reservados para pessoas com deficiência. A fachada do Teatro-D-Jaraguá foi renovada com a instalação de um painel em LED, pensado para exibir conteúdos visuais. Na entrada, foram incluídas seis máscaras de Medusa, em referência à força feminina.
Outro destaque da reforma é o painel de 20 metros de largura por 4 metros de altura, criado pelo artista plástico e grafiteiro Guilherme Kramer. A obra tem como tema central o “povo paulistano” e ocupa um lugar de destaque na entrada, representando a diversidade da cidade.
No interior, Kramer também contribuiu com intervenções artísticas. As colunas do foyer receberam ilustrações, e o carpete foi decorado com uma estampa inspirada em obras de Di Cavalcanti. As mudanças visuais buscam dialogar com a história e a identidade cultural do espaço, ao mesmo tempo que oferecem uma nova experiência estética aos visitantes.
Teatro-D-Jaraguá
Rua Martins Fontes, 71, São Paulo
25 de janeiro a 16 de fevereiro. Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos entre R$ 75,00 e R$ 150