MITsp leva teatro brasileiro ao Festival OFF Avignon
A iniciativa faz parte da programação do Ano do Brasil na França, que se estende até setembro, com mais de 300 eventos no país europeu

Uma das mais importantes plataformas de artes cênicas do país, a MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) marca presença na França neste ano com uma programação especial. A participação integra o Ano do Brasil na França, iniciativa cultural bilateral que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A temporada teve início em abril de 2025 e se estende até setembro, com mais de 300 eventos previstos em cerca de 50 cidades francesas.
Como parte dessa programação, a MITsp será destaque no Festival OFF Avignon — um dos maiores encontros internacionais dedicados ao teatro independente — realizado entre os dias 5 e 13 de julho, em paralelo ao tradicional Festival d’Avignon, no sul da França. A curadoria brasileira apresentará quatro espetáculos: História do Olho, Azira’i – Um Musical de Memórias, Bola de Fogo e Eles Fazem Dança Contemporânea.
Além das montagens, a programação conta com três conferências com Geni Nuñez, Rosane Borges e Vladimir Safatle, que propõem reflexões sobre o Brasil contemporâneo a partir de perspectivas políticas, raciais e de gênero.
Três produções brasileiras que cruzam as linguagens do teatro e do cinema também serão exibidas: O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, dirigido por Bia Lessa; A Queda do Céu, de Éryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha; e As Cadeiras, com direção de Luís Fernando Libonati. As sessões fazem parte das ações da MITbr – Plataforma Brasil, criada em 2018 com o objetivo de impulsionar a internacionalização das artes cênicas brasileiras.
“Esse esforço de internacionalização e circulação nacional de obras vem alcançando novos circuitos para as artes cênicas nacionais. Mas, desde o princípio, fomentamos também a capacitação de profissionais para atuar em outros mercados”, afirma Guilherme Marques, diretor de produção da MITsp.
As obras brasileiras em Avignon
Em História do Olho, livre adaptação da obra homônima de Georges Bataille, a diretora Janaína Leite acompanha três adolescentes em descobertas marcadas por desejo e transgressão. A peça mistura ficção e realidade em uma fábula noir que questiona normas de gênero e sexualidade.
Em Azira’i – Um Musical de Memórias, a atriz Zahy Tentehar, vencedora do Prêmio Shell, reconstrói sua trajetória por meio de cantos, narrativas e lembranças. O espetáculo costura ancestralidade, subjetividade e resistência, valorizando o direito de contar a própria história.
Bola de Fogo, de Fábio Osório Monteiro, é uma performance itinerante em que o artista prepara acarajé ao vivo enquanto narra sua trajetória como o primeiro homem certificado pelas baianas. A obra articula humor, tradição e crítica social em espaços públicos, tensionando estereótipos de raça, gênero e religiosidade.
Com um solo coreográfico, Leandro Souza encerra a participação brasileira no festival. Unindo corpo, voz e objetos, o artista investiga a presença negra na arte contemporânea, criando uma cena de repetição rítmica que questiona os códigos da dança e reivindica a descolonização dos saberes.
Serviço:
MITsp no Festival OFF Avignon
História do Olho
Local: La Manufacture – Château Saint Chamand
Datas: 05, 06, 07, 08, 09, 11, 12 e 13 de julho
Horário: 20h
AZIRA’I – Um Musical de Memórias
Local: La Manufacture – Château Saint Chamand
Datas: 05, 06, 07, 08, 09, 11, 12 e 13 de julho
Horário: 17h25
Bola de Fogo
Local: Village du Off
Datas: 05 e 06 de julho
Horário: 22h
Local: Village du Off
Data: 08 de julho
Horário: 20h30
Local: Place de la Principale
Datas: 07, 09, 10, 11 e 12 de julho
Horário: 18h
Eles Fazem Dança Contemporânea
Local: La Scierie – Hangar
Datas: 05, 06, 07, 08, 09 e 11 de julho
Horário: 22h30