5 autores para conhecer a literatura indígena brasileira

literatura

Em memória ao Dia dos Povos Indígenas, que acontece todo 19 de abril, apresentamos cinco autores para conhecer (e ler mais).

Eliane Potiguara

Escritora e ativista Potiguara, fundou a Rede Grumin de Mulheres Indígenas (1988). Mistura memórias ancestrais e denúncia política em obras como A Cura da Terra. Indicada ao Nobel da Paz em 2005.

 LEIA A LISTA COMPLETA

Daniel Munduruku

Escritor Munduruku com mais de 50 obras, Daniel migrou de Belém para São Paulo, onde transformou histórias de rua em literatura infantojuvenil. Em O Banquete dos Deuses, reconta a história do Brasil pela perspectiva indígena, desafiando narrativas coloniais.

Ailton Krenak

Filósofo e líder indígena de Minas Gerais, Krenak ganhou visibilidade ao pintar o rosto de jenipapo na Constituinte de 1987, protestando contra o apagamento de direitos indígenas. Em Ideias para Adiar o Fim do Mundo, critica o mito do progresso e propõe uma ética da interdependência.

Graça Graúna

Poeta e pesquisadora Potiguara, Graça une tradição oral e escrita em obras como Tessituras da Terra, onde poesia e ensaio discutem descolonização. Em Flor da Mata, por exemplo, celebra a natureza como território de resistência cultural.

O Museu das Culturas Indígenas (MCI), em São Paulo, gerido por diferentes lideranças indígenas, promove arte, memórias e saberes de povos originários, como fortalecimento da resistência e presença indígena no Brasil.