CINEMA
Neste ano, o ator vencedor do Oscar Robert De Niro será homenageado com a Palma de Ouro Honorária pelo conjunto da obra e dará uma palestra sobre sua carreira.
A atriz Juliette Binoche preside o júri deste ano, marcando seu retorno ao festival 40 anos após sua estreia. Halle Berry e Jeremy Strong integram o time.
O Brasil é o País de Honra do Marché du Film, o maior mercado internacional do setor. A ação faz parte da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas com a França.
No Marché du Film, o Festival do Rio co-realiza o programa Goes to Cannes, que promove projetos brasileiros em pós-produção. Lá. será exibida a animação brasileira Nimuendajú.
A diretora brasileira Marianna Brennand irá receber o prêmio Women In Motion Emerging Talent por “Manas”. A homenagem inclui apoio financeiro para seu próximo filme.
Já o diretor Marcelo Caetano representa o Brasil como jurado da Queer Palm em 2025, mostra voltada para filmes LGBQTQIAPN+. No ano anterior, ele concorreu com o filme Baby.
O cineasta Kleber Mendonça Filho irá disputar a Palma de Ouro com O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e ambientado no Brasil de 1977.
Neste ano, sete mulheres concorrem à Palma de Ouro, igualando o recorde de 2023. Apenas três diretoras venceram o prêmio máximo. Entre elas, Julia Ducournau (na imagem).
A mostra paralela, “Um certo Olhar”, traz estreias de Kristen Stewart e Scarlett Johansson na direção, e o 1º filme nigeriano a participar da seleção oficial.