Arte e fotografia em foco na reta final da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil
Fotógrafo camaronês Samuel Fosso virá ao Brasil especialmente para o último mês do evento
Inaugurada ainda em outubro de 2023, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil está chegando ao fim, e a programação deste último mês está imperdível. Na próxima terça-feira, 30, o fotógrafo camaronês Samuel Fosso vem ao país para discutir sua trajetória artística em conversa com Adriana Ferreira Silva, jornalista, escritora e curadora, e com Thyago Nogueira, curador, diretor do Departamento de Fotografia Contemporânea do IMS e editor-chefe da revista ZUM.
Já em 15 de fevereiro, o artista, curador e pesquisador Ayrson Heráclito comenta aspectos centrais das obras dedicadas ao candomblé que apresentou no Videobrasil. Por fim, em 22 de fevereiro, a cantora, compositora e cineasta Ava Rocha encerra os Programas Públicos com a performance Aky Waly, em que evoca o poeta Waly Salomão. “Foi um poeta que influenciou muito a Bienal. Essa é a razão também de fazer do poema dele o mote dessa edição”, conta a curadora Solange Farkas, em entrevista recente à Bravo!.
A curadora lembra que há 30 anos, quando o festival ainda era uma novidade, ela era frequentemente questionada sobre o significado desse Sul Global e por que a escolha desses territórios. “Quando resolvemos direcionar nossa atenção para a produção desses lugares, era quase uma abstração. Nem tínhamos essa terminologia consolidada, falávamos em ‘Panorama do Sul’. Entendemos que essa tecnologia do Sul Global, hoje, ocupa um lugar central no mundo. Finalmente, ela veio para a pauta, possibilitando a reflexão sobre esse reposicionamento geopolítico, onde passamos a ter um protagonismo.”
A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil fica em cartaz até dia 25 de fevereiro no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Confira nossa reportagem exclusiva sobre a mostra aqui.
Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo
De 18 de outubro a 25 de fevereiro de 2024. De terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podo tátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Entrada gratuita