Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Após restauro, filme “A Hora Da Estrela” retorna aos cinemas

Adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector, o drama de 1985 dirigido por Suzana Amaral foi digitalizado e está em cartaz pela Sessão Vitrine Petrobras

Por Laís Franklin
Atualizado em 21 Maio 2024, 17h21 - Publicado em 19 Maio 2024, 09h00
a-hora-da-estrela
O filme de 1985, baseado no livro homônimo de Clarice Lispector, volta aos cinemas digitalizado (A Hora da Estrela (1985)/reprodução)
Continua após publicidade

Ontem (16), o filme A Hora Da Estrela foi digitalizado e está novamente em cartaz nos cinemas nacionais quase quatro décadas depois de seu lançamento. Este clássico brasileiro de 1985 é uma adaptação do livro homônimo da escritora Clarice Lispector.

Primeiro longa-metragem da cineasta Suzana Amaral, o drama retrata a vida de Macabéa, uma mulher nordestina que se muda para São Paulo após a morte de sua tia. Ela assa seus dias ouvindo a Rádio Relógio e trabalha como datilógrafa. Na nova cidade, ela se apaixona por Olímpico de Jesus (José Dumont) , que a trai. Desesperada, busca orientação em uma cartomante (Fernanda Montenegro), que lhe promete um futuro brilhante. 

a-hora-da-estrela-clarice-lispector-macabea
Macabea, a personagem que rendeu um Urso de Prata no festival de Berlim de 1986 para a atriz Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela (1985)/reprodução)

+ A história por trás do livro “A paixão segundo G.H.”, de Clarice Lispector

Na época do seu lançamento, a atriz Marcélia Cartaxo, que interpreta a protagonista, foi premiada com o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim. O longa também arrematou as categorias de A produção também foi incluída na lista dos 100 melhores filmes pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

a-hora-da-etrela-clarice-lispector-cartomante-fernanda-montenegro
Na trama, uma cartomante assegura Macabéa que seu futuro será brilhante (A Hora da Estrela (1985)/reprodução)
Continua após a publicidade

Agora, o filme está sendo distribuído pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras e pode chegar em um novo público. A digitalização e restauro da obra aconteceu no Rio de Janeiro, aos cuidados de Débora Butruce, preservadora audiovisual com mais de 20 anos de experiência, curadora e responsável pelos filmes de patrimônio do projeto.

Em tempo: o filme A Hora da Estrela está em cartaz em diferentes pontos, mas poderá ser visto gratuitamente no Instituto Moreira Salles neste fim de semana como parte da programação oficial da Virada Cultural 2024.

+ Virada Cultural 2024: os melhores shows da programação

Continua após a publicidade

||| Exibição do filme A Hora Da Estrela na Virada Cultural de São Paulo 2024 | Instituto Moreira Salles (IMS) – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista | Dias 18/5, às 19h45 e 19/5 às 20h | Sessões gratuitas com retirada de ingresso no local 

Publicidade