Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Estes foram os 10 livros mais vendidos na Flip

Socorro Acioli emplacou o primeiro e terceiro lugar no ranking com "Oração para Desaparecer" e "A Cabeça do Santo", ambos publicados pela Cia das Letras

Por Laís Franklin
Atualizado em 21 dez 2023, 19h28 - Publicado em 28 nov 2023, 13h01
10 livros mais vendidos da Flip em 2023 (Colagens com capas de livro Laís Brevilheri/Redação Bravo!)
Continua após publicidade

“Oração para Desaparecer” (Companhia das Letras), obra recém-lançada pela jornalista Socorro Acioli, foi o livro mais comprado na Flip 2023 pelos leitores que compareceram à Festa Literária entre 22 a 26 de novembro. O ranking foi divulgado pela Livraria da Travessa, principal livraria do evento, no último domingo (26). 

A trama de “Oração para Desaparecer” conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro. A narrativa foi escrita durante uma oficina orientada pelo colombiano Gabriel García Márquez, em 2006, em Cuba. Ela foi a única brasileira aceita para participar do projeto naquele ano.

 

A escritora cearense também está na terceira posição da lista dos 10 livros mais comprados com “A Cabeça do Santo”, publicado em 2014 pela editora Companhia das Letras; e que será adaptado para o cinema pela produtora Joana Mariani.

Continua após a publicidade

Além de jornalista e escritora, Socorro é professora, doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora da especialização em escrita e criação da Universidade de Fortaleza (Unifor). É autora de mais de vinte livros publicados, entre eles “Ela tem olhos de céu”, que recebeu o prêmio Jabuti de literatura infantil; a coletânea de poemas “Takimadalar, as ilhas invisíveis”. 

Autora homeageada deste ano, Pagu aparece com duas publicações: “Autobiografia Precoce” e “Pagu Vida-Obra”, de Augusto de Campos (artista em destaque na Flip de 2023). O escritor baiano Itamar Vieira Junior marcou presença na lista com “Salvar o Fogo” e “Torto Arado”. A poeta e slammer Luiza Romão, uma das entrevistadas pela Bravo! em uma série de matérias especiais para a Festa Literária, foi destaque absoluto nos palcos do evento e também figura o ranking com o elogiado “Também Guardamos Pedras Aqui”, vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano em 2022.

Descubra abaixo quais foram os 10 livros mais vendidos da Flip em 2023 e aproveite para incluir alguns na sua biblioteca pessoal:

Continua após a publicidade

“Oração para Desaparecer”, de Socorro Acioli (editora Companhia das Letras)
“Autobiografia Precoce”, de Pagu (editora Companhia das Letras)
“A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli (editora Companhia das Letras)
“Salvar o Fogo”, de Itamar Vieira Junior (editora Todavia)
“Me Chama de Cassandra”, de Marcial Gala (editora Biblioteca Azul)
“Se a Cidade Fosse Nossa”, de Joice Berth (editora Paz&Terra)
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior (editora Todavia)
“Também Guardamos Pedras Aqui”, de Luiza Romão (editora Nós)
“Descolonizando Afetos”, de Geni Núñez (editora Paidós)
“Pagu Vida-Obra”, de Augusto de Campos (editora Companhia das Letras)

 

 

Publicidade