Continua após publicidade

Os livros mais vendidos de 2023 indicados pela Bravo!

Autobiografias, romances e obras que mergulham em temas socioculturais estiveram entre os best-sellers dos últimos 12 meses; Compre online aqui

Por Beatriz Magalhães
Atualizado em 21 dez 2023, 11h40 - Publicado em 21 dez 2023, 09h31

De 2014 a 2021, quase 900 livrarias foram fechadas em diversos estados do país, uma queda que foi de 3.095 para 2.200 estabelecimentos. Isso significa que, em média, a cada três dias, uma livraria encerrou suas atividades. O levantamento é da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Aos amantes dos livros, a notícia pode representar uma preocupação pela perda dos espaços de convivência, e por outro lado, também pode representar as transformações socioculturais enfrentadas desde a pandemia, além de mudanças do próprio setor, com a vigência de outros modelos de negócio.

Entretanto, os dados não mentem: a cada ano, menos brasileiros consomem livros. Só em 2023, apenas 16% da população brasileira afirmou ter comprado exemplares. Enquanto que 84% não compraram nenhum livro desde novembro de 2022, segundo dados do Panorama do Consumo de Livros, da Nielsen BookData em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

A falta de incentivo e de políticas públicas que incentivassem a leitura nos últimos anos, também intensificou a complexidade enfrentada pelo setor, seja na educação ou na cultura.

Contudo, seja em formato físico ou online, o e-commerce continua sendo o principal meio para adquirir livros – e a vontade de consumir novas obras literárias permanece intacta, segundo a mesma pesquisa da CBL. Como uma vez já disse o poeta Jorge Luis Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”. Há um certo encanto em mergulhar por novas obras, gêneros e temas.

Anualmente, diversos veículos e e-commerces divulgam quais foram os livros mais vendidos dos últimos 12 meses, como a PublishNews e Amazon Books, por exemplo. A lista contempla de obras um pouco mais conhecidas, como o romance do escritor baiano Itamar Vieira Junior, e, ‘Torto Arado’, a reflexão minuciosa sobre relações amorosas de bell hooks em ‘Tudo sobre o Amor’, à títulos que estão ganhando maior notoriedade, como a da escritora japonesa Michiko Aoyama que convida o leitor a um mergulho na história de cinco personagens diferentes, em ‘A biblioteca dos sonhos secretos’.

Continua após a publicidade

Com livros que vão de autobiografias à ficção, compilamos os 12 livros dentre os best-sellers mais procurados nas prateleiras pelos brasileiros ao longo de 2023 e suas respectivas sinopses. Descubra nossa seleção e saiba onde comprar cada uma delas ainda a tempo para presentear neste Natal.

1. Sobrevivendo no inferno, Racionais Mc’s (Companhia das Letras)

Capa do livro Sobrevivendo no Inferno, de Racionais Mc's (2018)
Capa do livro Sobrevivendo no Inferno, de Racionais Mc’s (Companhia das Letras) (Reprodução/divulgação)

O maior grupo de rap do Brasil reuniu, nesta obra, fotos clássicas e também inéditas, juntamente com artigos, textos de apresentação e letras das músicas do álbum de mesmo nome, lançado em 1997. No livro, a narrativa segue o mesmo tom das 12 faixas do disco “Sobrevivendo no inferno”: um relato soturno do cotidiano nas composições que refletem a vivência no mundo do crime. Os versos, que podem ser comparados com histórias noticiadas em manchetes do jornal, mostram um realismo nu e cru presente em cada frase, que não à toa, ganhou notoriedade nos anos 90, sendo grande referência até os dias atuais. Compre o livro online aqui. 

2. A biblioteca dos sonhos secretos, Michiko Aoyama (Sextante)

Livro 'A biblioteca dos sonhos secretos', de Michiko Aoyama (2023)
Livro ‘A biblioteca dos sonhos secretos’, de Michiko Aoyama (Sextante) (Reprodução/divulgação)

Nesta trama, a escritora Michiko Aoyama entrelaça cinco histórias de personagens distintos em uma jornada repleta de reflexões, diferentes perspectivas e caminhos que a vida percorre. Ao narrar seus medos, sonhos e também fracassos, a obra te convida a abrir novos caminhos por meio da leitura. ‘A biblioteca dos sonhos secretos’ foi vice-campeã do Japan Booksellers Awards em 2021 e já vendeu mais de 250 mil exemplares. Compre o livro online aqui. 

3. Tudo sobre o amor, bell hooks (Editora Elefante)

Capa do Livro Tudo Sobre o Amor, de bell hooks
Capa do Livro Tudo Sobre o Amor, de bell hooks (Elefante) (Reprodução/divulgação)

 

Neste livro, a escritora, professora e ativista nos envolve em uma leitura que mistura a teoria com suas próprias experiências. Com uma escrita cuidadosa como um afago, bell hooks convida o leitor a refletir sobre o que de fato é o amor e a reconstruir a forma que nos apresentamos a esse sentimento: como um ato político que exige ação constante. Por meio de seus escritos, a autora também traz recortes interseccionais em sua obra, falando sobre experiências no campo afetivo que passam por nuances do patriarcado, racismo, e pelo sistema capitalista. Compre o livro online aqui. 

 

4. Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola (Editora Rocco)

Livro Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem, por Clarissa Pinkola
Livro ‘Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem’, por Clarissa Pinkola (Editora Rocco) (Reprodução/divulgação)

No imaginário literário, “Mulheres que Correm com os Lobos” vem como um farol que busca iluminar caminhos ancestrais por meio de contos. Escrito pela psicanalista Clarissa Pinkola Estés, o livro descreve os arquétipos presentes nessas narrativas, revelando suas conexões com a jornada interior das mulheres. Os lobos simbolizam uma natureza selvagem e intuitiva, que guiam as mulheres em uma jornada de autoconhecimento, encorajando-as a abraçar sua autenticidade e força intrínseca. Compre o livro online aqui. 

Continua após a publicidade

5. Em Busca de Mim, de Viola Davis (BestSeller)

Capa do livro 'Em Busca de Mim', de Viola Davis (2022)
Capa do livro ‘Em Busca de Mim’, de Viola Davis (BestSeller) (Divulgação/divulgação)

“Em Busca de Mim” traz a autobiografia de Viola Davis, em que a atriz e produtora traz um relato íntimo sobre sua jornada. Davis mergulha nas memórias de sua infância – que foram marcadas pela pobreza, nas batalhas contra o racismo e na busca incessante por aceitação e pertencimento. De maneira corajosa, ela compartilha suas lutas internas, expondo feridas, mas também celebrando suas vitórias. Nesta obra, a vencedora do Oscar discute questões de identidade, representatividade e o desafio de navegar por uma indústria muitas vezes limitada por estereótipos. Clique aqui para comprar o livro online.

6. Rita Lee – outra autobiografia, por Rita Lee (Globo Livros)

Capa do livro 'Rita Lee - outra autobiografia', por Rita Lee (2022)
Capa do livro ‘Rita Lee – outra autobiografia’, por Rita Lee (Globo Livros) (Divulgação/divulgação)

De uma forma brilhante, sensível e levemente debochada, a icônica Rita Lee abre o coração em diversos relatos sobre as diferentes fases de sua vida, seja durante os períodos em que brilhava nos palcos, momentos desafiadores da rotina ao tratamento que passou na luta contra o câncer no pulmão. Rita expõe novos capítulos de sua história com detalhes carregados de sinceridade em mais um livro autobiográfico. Compre a autobiografia aqui. 

7. Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (Todavia)

Capa do livro 'Torto Arado', de Itamar Vieira Junior (2019)
Capa do livro ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior (Todavia) (Divulgação/divulgação)

Entre os sulcos da terra árida do sertão baiano, emerge a obra literária de Itamar Vieira Junior, “Torto Arado”, com uma narrativa que entrelaça histórias familiares, tradições ancestrais e a luta por justiça e dignidade. O autor convida os leitores para conhecer a vida de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, cujos destinos são marcados por um terrível acidente, e ao longo dos capítulos, Itamar tece uma trama que mescla mito e realidade, tradição e modernidade, proporcionando uma visão profunda sobre as vozes silenciadas do povo do sertão. Compre o livro aqui.

8. A mandíbula de Caim (Intrínseca)

Livro 'A Mandíbula de Caim', de Edward Powys Mathers
Livro ‘A Mandíbula de Caim’, de Edward Powys Mathers (Intrínseca) (Divulgação/divulgação)

Nesta obra de 1934, o compilador de palavras cruzadas do The Observer, Edward Powys Mathers, escreveu um romance referente à primeira arma assassina de que se tem notícia, em formato de uma história interativa – e completamente imersiva. Para quem gosta de romances carregados de enigmas literários, “A Mandíbula de Caim” é um desafio mais do que indicado para trabalhar o raciocínio e desvendar seis assassinatos distribuídos por 100 páginas em ordem aleatória. Compre o livro aqui. 

9. Tudo é Rio, de Carla Madeira (Record)

Capa do livro 'Tudo é rio', de Carla Madeira (2021)
Capa do livro ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira (Record) (Reprodução/divulgação)

“Tudo é Rio”, obra escrita por Carla Madeira, é um romance que mergulha nas complexidades das experiências humanas. A autora apresenta uma trama entrelaçada por histórias de personagens distintos que são conectados por emoções universais, como o amor, a perda, esperança e a superação. Com uma prosa sensível e envolvente, a autora nos convida a um momento de introspecção, navegando pelas águas dos sentimentos e memórias que moldam a jornada de cada indivíduo. Compre aqui. 

Continua após a publicidade

10. A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Capa do livro 'A revolução dos bichos: Um conto de fadas', por George Orwell
Capa do livro ‘A revolução dos bichos: Um conto de fadas’, por George Orwell (Companhia das Letras) (Reprodução/divulgação)

Esta obra atemporal de George Orwell é um dos clássicos da literatura. Por meio de uma escrita clara e satírica, o autor faz uma crítica contundente aos regimes totalitários, discursos manipuladores e à corrupção que mina ideais revolucionários. Publicado em 1945, “A Revolução dos Bichos” narra a história dos animais da Granja do Solar, liderados pelos porcos, que se rebelam contra o regime opressivo do fazendeiro humano, buscando igualdade e liberdade – utilizando os mesmos como metáforas dos seres humanos e suas complexidades políticas. Compre o livro aqui. 

11. História da China: O retrato de uma civilização e de seu povo (Crítica)

Livro História da China: O retrato de uma civlilização e de seu povo, por Michael Wood (2022)
Livro ‘História da China: O retrato de uma civilização e de seu povo’, por Michael Wood (Crítica) (Reprodução/divulgação)

A obra do historiador britânico Michael Wood, “História da China: O retrato de uma civilização e de seu povo” conta desde a origem, com foco em figuras emblemáticas de cada período que moldaram as dinastias imperiais, aos acontecimentos que impactaram o país no século 20. Com uma narrativa profunda sobre tradições que existem há mais de quatro mil anos, o autor detalha e contextualiza sobre a história da civilização mais antiga da Terra. Compre aqui. 

12. Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior

Capa do Livro Salvar o Fogo, de Itamar Vieira Junior
Capa do livro ‘Salvar o Fogo’, de Itamar Vieira Junior (Todavia) (Divulgação/divulgação)

Neste livro, Itamar Vieira Junior explora a história de Moisés, um garoto que vive com o pai, Mundinho, e sua irmã Luzia, às beiras do Rio Paraguaçu em um povoado rural conhecido como Tapera do Paraguaçu, no interior da Bahia. A família vive em uma comunidade agricultora e pecuarista, sob o controle de um mosteiro católico, onde, em determinado momento, um acontecimento reúne a todos, trazendo à tona vivências e segredos em comum. Mais uma vez, o mesmo autor de “Torto Arado”, mescla com maestria a trajetória dos personagens com traços da vida social, emocional e cultural brasileira.

Publicidade