Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Por que ‘Catatau’ é obra-prima da literatura de invenção do século XX?

Difícil e intrigante, o livro demorou oito anos de dedicação e faz referência ao trabalho do filósofo René Descartes e do escritor James Joyce

Por Redação Bravo!
22 jul 2024, 10h00
paulo-leminski-grafite-palpite
 (Nani Góes/acervo rede Abril)
Continua após publicidade

Poeta, ensaísta, tradutor, autor de letras para canções da MPB, com trânsito entre os expoentes do tropicalismo, Paulo Leminski (1944–1989) lançou-se na literatura, porém, com a “prosa experimental” de Catatau (1975).

Difícil e intrigante, a obra tomou-lhe oito anos de dedicação. As referências são múltiplas, do filósofo René Descartes ao escritor James Joyce. É prosa na sua dissolução, mas nem por isso menos rigorosa. A fabulação é mínima: fala de um certo Cartésio que espera um explicador (Artyschewsky) e aventa a hipótese de Descartes ter vindo ao Brasil com a invasão holandesa no século 17.

O crítico Léo Gilson Ribeiro sugeriu que a obra ombreia “ao avesso com a criação de Guimarães Rosa pela detonação atômica da linguagem”. Para o professor José Miguel Wisnik, Leminski “dá margem a peripécias e conjecturas imaginárias que compõem um complexo temático, ficcional e filosófico original e intuitivo”.

paulo-leminski-escritor-poeta
(Bravo! 100 livros essenciais/acervo rede Abril)

Após Catatau veio a coletânea de poemas Caprichos e Relaxos (1983), que reúne inéditos e trabalhos publicados anteriormente. Pela primeira vez o poeta atingiu distribuição nacional. A crítica mais uma vez deleitou-se. A professora Leyla Perrone-Moisés afirmou que o autor “samurai e malandro ganha a aposta do poema, ora por um golpe de lâmina, ora por um jogo de cintura”.

A menção ao samurai não é aleatória, pois Leminski é bastante influenciado pelos haicais (poema japonês de três versos), do guerreiro Matsuó Bashô (1644–1694) — daí a imagem do brasileiro como guerreiro-poeta ou poeta-guerreiro.

Continua após a publicidade
Paulo Leminski Filho também atuou como crítico literário e professor. O autor fez ma revolção na literatura brasileira escrever por sua prosa repleta de trocadilhos, gírias e brincadeiras com ditados populares. O escritor morreu em Curitiba, sua cidade natal, dia 7 de junho de 1989 por conta de uma cirrose hepática.
Em 2024, Leminski completaria 80 anos no dia 24 de agosto. Seu legado será celebrado e resgatado ao longo de todo o mês. A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, por exemplo, fará um evento em celebração a esse aniversário no dia 03 de agosto, com a presença das filhas de Leminski e da autora Aline Bei. No dia de se aniversário, a cidade de Curitiba recebe também um festival dedicado ao autor com grandes nomes da música como no maior palco aberto da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski. Arnaldo Antunes, Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores dos Novos Baianos, Zeca Baleiro e Estrela Leminski com o showLeminskanções
Continua após a publicidade

Confira abaixo a sinopse do livro “Catatau”, de Paulo Leminski, e o link para compra online:

Continua após a publicidade

Catatau não fornece pistas nem mapas, entrega o leitor à selva das palavras, dos conceitos, da mistura admirável de idiomas, das ironias sutis como um cristal límpido. Aparece também com as mais abissais renovações no terreno da linguística, como as produções literárias de Pound, Joyce, Beckett e Guimarães Rosa.

Catatau (Editora Iluminuras)

capa-livro-catatau-paulo-leminski-comprar-online-amazon

Editora ‏ : ‎ Iluminuras; 1ª edição (1 janeiro 2010)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 256 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 8573213361
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8573213362
Dimensões ‏ : ‎ 15.6 x 1.47 x 23.39 cm

*Todos os produtos apresentados no site da Bravo! são selecionados de forma independente por nossa reportagem. No entanto, quando você compra algo por meio de nossos links, podemos ser remunerados via comissão. Os preços foram verificados na publicação deste conteúdo. Preços e disponibilidade estão sujeitos à variação.

 

Publicidade